Olá, estimados e estimadas colegas! Eu sou Roberta, professora formada em Pedagogia e praticamente iniciante nessa profissão. Em 2024 lecionei no 4º e 5º ano os componentes curriculares de Português, Arte e Ed. Física na Escola de Ensino Fundamental Professor Pedro Gomes da Silva Basílio.
A pesquisa aguça a curiosidade, por isso, quando aliamos essa característica nas nossas práticas, conseguimos com que os/as alunos/as despertem para esse caminho, de novos conhecimentos ou aprimorar os que já trazem/sabem. Nas aulas de Português, procuro sempre inserir essa metodologia envolvendo a curiosidade para desenvolver em sala com as crianças.
Uma das ideias foi trabalhar Cartas Enigmáticas, através das quais os alunos usariam sua curiosidade e conhecimentos linguísticos e gramaticais já adquiridos para desvendar a escrita das cartas. Um ensino mais dinâmico e estimulante, tornando a aula mais prazerosa e com objetivo mais fáceis de serem consolidados.
As experivivências também contam: trocando ideias:
Outro ponto interessante é aproximar os conteúdos que serão estudados com as experiências e vivências dos/as estudantes. Lembro que no mês de abril o livro didático trazia como tema para debate os maus tratos aos animais, pra ouvir a opinião das crianças em relação a essa temática.
É um assunto que eles acabam tendo contato, pois veem nas ruas animais sendo usados em carroça para transportar cargas pesadas, conversam sobre as apostas que algumas pessoas fazem usando animais (brigas de galo), então a partir de pesquisa, conversando com pessoas mais experientes, eles vão formando sua opinião a respeito desse tema, que num primeiro momento, sem aprofundamento, eles não teriam esse olhar crítico acerca do assunto.
A campanha da dengue foi outra temática abordada em sala e os/as alunos/as participaram ativamente dos momentos de debate, comentando, relatando o que já sabem ou viram, organizando uma mini blitz do conhecimento sobre o assunto e incentivando os familiares em casa a se proteger do mosquito. Têm sido momentos muito bons de participação e também é um tema que não se distancia da realidade deles/as e quanto mais a gente vai trazendo ou envolvendo os assuntos com a experiência deles/as, mais eles/as se envolvem.
Publicado no dia 23/02/2025