Wesneylândia Nogueira

Professora
Oiii! Eu sou a professora Wesneylândia. Me formei em Pedagogia e em 2024 trabalhei na Escola de Ensino Fundamental Professor Pedro Gomes da Silva Basílio, ensinando os componentes curriculares Português, Ciências, Matemática, Arte e Ed. Física, numa turma de 4º e 5º ano.
Como sei que nos anos finais do Ensino Fundamental os/as professores/as passam bastante apresentações de trabalhos e já há um tempo venho lecionando no 4º e 5º ano, gosto de antecipar esse trabalho, já direcionando os/as alunos/as para aprenderem mais através da pesquisa e compartilhar o conhecimento.

Nas aulas de Português e Matemática trabalho bastante envolvendo o lúdico, a prática, jogos, debates e em Ciências e Arte estimulo o senso crítico dos meus/as alunos usando essa metodologia dos seminários. Depois de explorar com eles antecipadamente os temas, oriento eles/as a pesquisarem mais, tirarem dúvidas, fazerem anotações, para que assim eles/as possam compreender melhor os assuntos e se sentirem preparados para falar sobre.
Com isso, fazemos um planejamento para que as apresentações dos trabalhos ocorram de forma interativa, com a participação integral da turma, valorizando os conhecimentos de cada criança. Muitos foram as temáticas abordadas, aqui vemos alguns exemplos como Trânsito e seus Meios de Transporte.

Novos Tempos, Novas Feiras de Ciências:
Eu lembro da minha época de estudante na escola, o quanto era gostoso participar das feiras de Ciências. Ficávamos apreensivos em saber qual tema nossa turma iria se aprofundar para pesquisar e apresentar, quem iria visitar nosso stand, o que iríamos construir... A interação e participação de todos era espontânea.
Hoje em dia, sinto falta de momentos como esse e acredito que faria um diferencial nas nossas escolas. Nossos/as alunos/as precisam ser instigados a construir seu conhecimento e não esperar tudo pronto. E nada melhor que um ensino com pesquisa para despertar nossas crianças e jovens a esse olhar científico, crítico e criativo. Essa é uma sugestão que acredito fortemente que daria certo desenvolver nas escolas novamente.

Publicado no dia 23/02/2025

Comentários

Sandra Sousa

Desenvolver a autonomia dos estudantes é algo que a escola deve ter como prioridade. A pesquisa realizada desde cedo em sala de aula certamente vai estimular o interesse pela pesquisa. O trabalho realizado pelos alunos(as) da prof. Wesneylândia é uma semente plantada para germinar futuros pesquisadores. Por mais feiras de ciências nas escolas! Parabéns!

26/02/2025

Comentar