Olá! Sou a professora Jorgiana. Pedagoga por formação. Em 2024 trabalhei em todas as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Padre Pedro Inácio Ribeiro, lecionando Ciências, Geografia, História, Inglês e Ed. Física.
Como professora regente II, ministro com mais frequência disciplinas de Ciências, Geografia e História. Essas aulas dão inúmeras possibilidades para criarmos estratégias mais dinâmicas e diversificadas em cada objeto do conhecimento, de maneira que deem aos/as alunos capacidade deles/as desenvolverem seu pensamento crítico e se sentirem ativos no processo de construção do seu próprio conhecimento.
Realizar atividades práticas, levá-los/as a outros espaços que envolvem o assunto a ser abordado, traz um novo fôlego para nossa prática e uma interação maior e importante para a compreensão dos conteúdos. A imagem a seguir, foi em uma aula de Geografia sobre a composição dos bairros. Para que as crianças não ficassem “ presas ” somente ao livro didático, nada melhor do que conhecer o próprio bairro da escola.
Sob a minha orientação, propus que conversassem com moradores se eles sabiam o porquê das ruas terem determinados nomes, que mudanças eles foram percebendo no bairro, quais os problemas, os pontos positivos, além deles mesmos observarem cada ponto e fazerem anotações livres para depois debatermos em sala e fazermos também intercomponentes, como por exemplo, representar o bairro através de desenhos (Arte), criar história sobre o bairro ou algum morador (Português), relacionar os dados levantados com a história do município (História), quantificar alguns detalhes (Matemática), entre outras possibilidades.
Portfólio não é coisa só de gente grande:
Uma outra maneira de desenvolvermos o ensino com pesquisa, é através da construção de Portfólio. Sei que quando falamos sobre essa metodologia, nos remetemos logo a níveis de ensino que trazem mais complexidade, como o Ensino Superior, mas fazendo adaptações, podemos realizar atividades que ao longo do processo de aprendizagem resulte na construção de um portfólio.
Obviamente que na faculdade, por exemplo, o professor explica aos/as alunos/as o que é um portfólio e depois cada estudante constrói o seu. Mas, por estarmos trabalhando na etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com salas muitas vezes numerosas, uma adaptação necessária para essa construção, é a criação de um portfólio geral da turma, pois as crianças não teriam condições de criar um trabalho desse tipo sozinhas e o/a professor/a não teria como fazer o acompanhamento individual de cada, devido as muitas demandas já existentes.
Publicado no dia 23/02/2025