Apresentação

Este Guia Interativo Professorar: ideias de práticas de ensino com pesquisa, em formato físico e digital, é o Produto Educacional que integra a dissertação desenvolvida e apresentada no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (MPEDU) da Universidade Regional do Cariri (URCA), intitulada “Caminho se conhece andando”: narrativas de professoras sobre o ensino com pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Brejo Santo-CE.

Trata-se de um produto educacional derivado de uma pesquisa narrativa, cuja produção de dados foi realizada por meio da técnica da Entrevista Narrativa, com a participação de seis professoras da rede pública municipal de educação de Brejo Santo-CE, aliada a um encontro coletivo em roda de conversa, espaço formativo em que aprimoramos e construímos esse material em forma de guia.

Em consonância com os objetivos da Dissertação, definimos como objetivo geral deste instrumento incentivar a prática de pesquisa no trabalho docente através da troca de experiências vivenciadas pelos/as professores/as na sala de aula, que será possível com o desenvolvimento dos objetivos específicos: Elencar as práticas pedagógicas com fins de pesquisa para o trabalho docente; Despertar o pensamento crítico dos/as professores/as para situações que direcionem um ensino com pesquisa e Estimular a formação continuada/permanente dos/as professores/as.

A concepção desse produto educacional, justifica-se pela oportunidade de compartilhar possibilidades e contribuições para a prática pedagógica dos/as professores/as na sala de aula e esperamos como resultado fortalecer o grupo de docentes com a perspectiva da importância de atrelar a pesquisa com o ensino, valorizando suas experiências construídas no cotidiano da sala de aula, permitindo a troca de saberes entre os pares e, com isso, estimular uma rede de professores/as pesquisadores/as da sua prática docente na Educação Básica.

Reforçamos que o produto educacional não é apenas um apêndice da pesquisa, mas perpassa o desenvolvimento do estudo, sendo, ao mesmo tempo, não apenas parte do resultado obtido, mas também um ápice complementar resultante da pesquisa desenvolvida, que retorna à comunidade educativa como suporte para contribuir com a prática pedagógica de professores e professoras das escolas de Educação Básica.

Pesquisadores autores

João Batista Monte de Oliveira

Mestre em Educação (2025) pelo Mestrado Profissional em Educação (MPEDU) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Educação Ambiental (2014) pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduado em Pedagogia (2020) pelo Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST) e em Ciências Biológicas (2010) pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor efetivo da Rede Pública Municipal de Brejo Santo-CE desde 2014. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Docência e Educação (GEPEDE - URCA/UFC). Integrante do Projeto de Extensão Alfabetização de Adultos/as: “Da leitura de mundo à leitura da palavra” (URCA/ACADB 2024).

Cícera Sineide Dantas Rodrigues

Doutora em Educação (2016) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação (2009) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Escolar (2001) e Licenciada em Pedagogia (1999) pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora Adjunta do Departamento de Educação da URCA. Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação (MPEDU/URCA). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Docência e Educação (GEPEDE - URCA/UFC). Coordenadora do Projeto de Extensão Alfabetização de Adultos/as: “Da leitura de mundo à leitura da palavra” (URCA/ACADB 2024). Investiga estudos relacionados à Didática, Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Docência no Ensino Superior e Narrativas (Auto)Biográficas.